segunda-feira, 1 de julho de 2013

Entrevista com a poeta Carla Nobre

Fabiana Figueiredo
@FabianaFgrd

A seguir, confira uma entrevista feita com Carla Nobre, que aproveitará o Circuito OffFlip para lançar seu terceiro livro "Exageros e Delicadezas", um conjunto de poemas curtos feitos pela poeta e recolhidos desde 2010 e que agora decide compartilhar com seus leitores.

Fabiana Figueiredo - Você está no seu terceiro livro. Sobre o que trata seu livro? Tem algo especial?
Carla Nobre - “Exageros e Delicadezas” é meu terceiro livro individual e já participo de inúmeras coletâneas pelo Brasil. Diferente dos meus dois primeiros livros, esse traz temas e formas variadas, todos na linguagem poética.

Gosto de falar da alma feminina e também do amor, são temas apaixonantes para mim, mas no livro seguem outros, porque a inspiração é sempre uma forma de liberdade. Também traz o meu jeito de fazer sonetos, essa forma tradicional e sempre atual para falar das coisas que queremos; uma composição fruto das minhas aulas como professora de teoria literária e várias outras surpresas ao longo da leitura e espero que meus leitores gostem desse trabalho mais maduro.

FF - Ele terá lançamento no Amapá também? Seu público amapaense terá a oportunidade de conhecer “Exageros e Delicadezas” antes do lançamento nacional?
CN - Farei um lançamento aqui bem informal, com o livro “quente nas mãos” no dia 01/07, às 17h, na Praça Veiga Cabral. Em seguida embarco para Paraty, onde tenho uma intensa agenda como escritora e declamadora com o grupo Abeporá das Palavras. Em agosto, farei um lançamento mais formal no Amapá. Nesse meio tempo, o livro ficará disponível em nossas livrarias aqui no Estado.

FF - O lançamento perto de seu aniversário de 38 anos tem alguma relação com o livro?
CN - Tem sim, é um lançamento informal para comemorar e me presentear. Um artista quer ser sempre reconhecido. Decidi realizar o lançamento na data de meu aniversário porque vou lançá-lo em Paraty e devo isso ao meu publico leitor daqui do Amapá também. [A escritora comemora mais um aniversário no próximo dia 1 de julho, quando lançará na Praça Veiga Cabral].

FF - Ele será lançado na OffFlip. O que isto significa para você? É a primeira vez no Circuito OffFlip?
CN - Não, sou parceira antiga. Meu primeiro livro “Sobre o Adeus e o Encelado de Saturno” tem o prefácio de Ovídio Poli Júnior, que é o idealizador e organizador da OFF. Está lá novamente para mim, como escritora convidada do projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional, é também uma motivação e reconhecimento pelo meu trabalho.
É também um ânimo novo, pois quando compartilhamos com mais escritores alternativos, percebemos que os problemas são muitos com relação à edição e publicação no Brasil, mas é preciso articular e abraçar nosso talento, acreditando que juntos faremos uma mudança nessa realidade.

FF - Junto com você, irá mais um grupo de poetas para o Circuito. Fale um pouco dessa experiência de poetas amapaenses em uma feira internacional. Qual a expectativa?
CN - Somos no total 15 artistas amapaenses, a maioria do grupo Abeporá das Palavras, que se organizou e comprou passagens para continuar participando dessa feira de importância nacional - estivemos lá em 2006.
Estamos felizes em levar uma mesa redonda que discute os temas da nossa poesia na Amazônia e também vários recitais onde fazemos o que mais gostamos: declamar. Um dos recitais fala sobre a influência das águas na poesia; pretendemos circular com ele no Amapá em 2013.

FF - A poeta Carla Nobre já tem outros projetos, outras novidades?
CN - Já estou com meu próximo livro quase pronto, será de prosa e traz a história de uma mulher chamada Frida Kahlo, a junção da Frida pintora e da Carla poeta. Ao mesmo tempo em que tem a ver com nós duas, a Frida tem suas próprias características [Frida Kahlo é uma pintora mexicana].

Vai ser diferente para mim, pois entrará no terreno da prosa e quero ver o resultado disso no papel e nos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário